Você precisa da última versã do Flash PayerDownload da última versão Flash Player
07/10/2015

Mulher grávida na grama
­

Resumo do que acontece com você e sua barriga no seu 1º mês de gravidez.

Provavelmente, você se sente como nos dias em que está para vir a menstruação. As mamas ficam doloridas, você sente peso no ventre, eventualmente se sente cansada e mais nervosa do que de costume. Você nota alterações em desejos e sente certas rejeições nas refeições? Você tem a impressão de que seu olfato está mais apurado? Algumas mulheres, neste período, começam a sentir náuseas e têm vômitos. Na maioria das vezes, essas sensações ficam piores durante a manhã e diminuem no decorrer do dia. Se você tiver os ciclos menstruais regulares, será fácil perceber o primeiro dia em que sua menstruação não veio, pois a partir dele você pode fazer um teste rápido de gravidez, que você compra em farmácias ou drogarias.

1ª e 2ª semana

Após a fecundação, a célula-ovo começa a dividir-se até ser gerada uma bola maciça de células, a mórula. Esta se desloca pelas trompas até o útero. Nos dias seguintes, as células encontram-se em um vão oco interno cheio de líquido e uma camada envolvente. A bola de células em crescimento é chamada blastômero.
Ler mais sobre a 1ª e 2ª semana…

3ª semana

O blastômero, constituído por dois grupos de células, se aninha no útero. A criança desenvolve-se a partir do grupo interno de células, pois o externo forma a placenta e a bolsa amniótica.
Ler mais sobre a 3ª semana…

4ª semana

Foi gerado um embrião minúsculo, que crescerá rapidamente. Seu coração começa a bater e, em seguida, os primeiros órgãos serão formados. O embrião terá aproximadamente o tamanho de uma semente de maçã.
Ler mais sobre a 4ª semana…

Para manter-se ainda mais informada, baixe GRATUITAMENTE o nosso Manual da Grávida!

Clique e baixe o manual

Se você está planejando engravidar ou descobriu há pouco tempo que será mamãe, fique atenta a estas informações:

Período fértil

É interessante que a futura mamãe tenha conhecimento dos dias do mês em que estará fértil, ou seja, com o corpo preparado para engravidar.

Este cálculo pode ser feito pelo seu médico e em sites especializados. Lembrando que cada mulher possui o seu período fértil, que varia conforme o ciclo menstrual.

Feitas as contas, uma relação sem preservativo neste período envolve chances de engravidar. Mas não é regra, pois mudanças hormonais acontecem no corpo, assim como a influência do estado emocional da mulher.

Primeiros sintomas

Também não existem regras de quais e quando os sintomas começarão a se manifestar no corpo da gestante. Normalmente, os primeiros sintomas são enjoos matinais, vômitos, tonturas, dores de cabeça e costumam desaparecer no segundo trimestre da gestação.

Os três primeiros meses são mais delicados e o risco de perda do bebê é maior. Por isso devem ser levados com bastante cuidado. Mesmo com mal-estar, a mulher precisa se alimentar bem, muitas vezes não é permitido praticar exercícios físicos e em hipótese alguma pode ingerir bebida alcoólica ou fumar.

Como saber se estou grávida?

Com a menstruação atrasada apenas alguns dias já é possível realizar exames que detectam o hormônio Gonadotrofina Coriônica Humana (HCG), produzido pelo corpo durante a gravidez.

Existem dois tipos de exame: o de sangue e o de urina. Os testes de farmácia devem ser feitos com a primeira urina do dia, quando pressupõe-se que o hormônio estará mais concentrado. Já o de sangue é mais preciso e além de detectar se o hormônio está presente no corpo da mulher, ele indica a quantidade que existe. Solicite ao seu médico o pedido de exame para que você o realize após o atraso da menstruação.

Vale lembrar que a gestação é um momento especial da vida da mulher e do casal, por isso precisa ser valorizado e vivido com tranquilidade e muito amor.

Tags: Gravidez, Desenvolvimento, Gestação Mês a Mês

Sua avaliação:
1
2
3
4
5