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15/05/2013

Mulher grávida cobrindo a barriga carinhosamente
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Para muitas mulheres, azia faz parte da gestação. O que acontece é que a válvula piloro do estômago fica mais relaxada pelos hormônios da gravidez, com isso o fechamento do tubo digestivo é afrouxado, permitindo a passagem de suco gástrico para o tubo digestivo alto ou esôfago.

Lá o ácido do suco gástrico irrita o tecido. E vem a azia. Com o desenvolvimento da gestação a coisa piora com a falta de espaço na barriga, principalmente quando o bebê comprime mais o estômago. Apesar da azia não ser preocupante, é sentida pela maioria das mulheres como extremamente desagradável. Caso você tenha problemas intensos e permanentes, converse sobre isso com seu médico.

Alimentação

  • Faça diversas refeições pequenas e leves, distribuídas ao longo do dia e controle a gordura (principalmente à noite).
  • Coma lentamente e mastigue bem.
  • Beba bastante líquido entre as refeições, porém evite beber durante elas.
  • Evite tudo o que estimula a produção de suco gástrico: alimentos bem assados, gordurosos ou fritos, temperos fortes, doces (açúcar e também seus substitutos), frutas cítricas, sucos de frutas, café, chá preto, bebidas com muito gás.
  • São recomendáveis: batatas (purê de batatas), cenoura, aveia em flocos (sopa), cevada, alcachofra, alimentos ligeiramente amargos, leite e produtos de leite azedo (ricota, iogurte).
  • Procure privilegiar uma alimentação rica em magnésio, por exemplo, verduras, arroz integral, nozes, germens de trigo, aveia em flocos e grãos integrais.
  • Para auxiliar a digestão é recomendável folha de mostarda, nabo picante e quase todas as ervas da culinária (exceto alho, cebola e cebolinha), também alcaçuz (a não ser que a gestante tenha pressão alta), assim como gengibre.
  • Mamão fresco ou como suco podem ajudar.
  • Para diminuir a azia ajuda tudo o que absorve o excesso de suco gástrico: avelãs, amêndoas ou aveia em flocos (procure mastigar bem e durante muito, muito tempo).
  • Outra dica é beber um copo de leite durante o dia. Ou ainda o suco de batata, que você deve beber em pequenas quantidades (ralar uma batata fresca descascada pequena e prensar através de um pano limpo).

Caso você sofra de azia, sobretudo durante a noite, procure não deitar imediatamente após o jantar. Faça antes uma caminhada curta. Além disso, você pode erguer um pouco o tronco por meio de uma almofada, isso também poderá ajudar.

Prevenção

  • Durante as refeições adote uma postura ereta.
  • Um ponto importante também é o relaxamento: tente eliminar o máximo possível de tensão e criar momentos tranquilos durante o dia.

Coma alimentos variados e escute seus desejos, que geralmente indicam a deficiência de substâncias nutritivas (por exemplo: chocolate para deficiência de magnésio). Além disso, evite tensões e esforços, descanse o suficiente e coloque as pernas para cima com frequência. Você também pode usar meias elásticas, mas deve colocá-las antes de levantar, na posição deitada, assim melhora o retorno venoso.

Tags: Alimentação, Gravidez, Azia, Saúde, Desconforto

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